QUEM SOMOS      CADERNOS DO GREI      REVISTA OMNIA      NOTÍCIAS

OMNIA Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes

 

O GREI – Grupo de Estudos Interdisciplinares – iniciou a sua existência em janeiro de 2013, na sequência da dissolução do INSTITUTO GIORDANO BRUNO – Centro Interdisciplinar de Ciências e Artes, efetuada em dezembro de 2011. Tendo como objetivo principal contribuir para o diálogo interdisciplinar entre vários domínios do conhecimento, nomeadamente nas áreas das ciências, artes e filosofia, o atual projeto começou por concretizar a sua atividade através da publicação dos Cadernos do GREI, iniciada em junho de 2013, os quais têm como finalidade principal promover uma reflexão centrada numa perspetiva transglobal que permita uma construção abrangente e multideterminada do conhecimento nos múltiplos domínios do saber científico, cultural e filosófico. Para esse efeito, publicam textos visando sensibilizar para a necessidade de uma abordagem conceptual que supere a atual fragmentação e especialização disciplinar.
Alargando o seu espaço de intervenção, o GREI concretizou esse desiderato através do iniciar da revista OMNIA em outubro de 2014, publicação que procura partilhar contributos que visem uma síntese reflexiva e crítica, no sentido de alcançar novos olhares sobre saberes e problemas referenciais do discurso científico. Com esse fim, propõe-se difundir textos inéditos de fundamentação teórica ou de reflexão conceptual, de relato de pesquisas empíricas ou de análises e técnicas de revisões de literatura ou de recensões críticas ou, ainda, de divulgação de teses ou de outros trabalhos académicos.
Para além destas iniciativas, o GREI tem como meta projetar-se e desenvolver-se noutros domínios, nomeadamente ao nível da edição, da difusão cultural, da concretização de projetos de investigação e da organização de debates ou de outros eventos similares no âmbito científico e cultural.


Estrutura do GREI
A estrutura do GREI assume um modelo desinstitucionalizado de organização do conhecimento, o qual se pretende constituir através de um sistema complexo e flexível de redes de desenvolvimento e aprendizagem – de objetos, de modelos de competência e de pares –, o qual exige, no entanto, um certo grau de planificação. Para além das redes mencionadas, existe uma quarta – impossível de planificar – que permite àqueles que a integram estabelecer uma relação com os investigadores com maior experiência pessoal e científica.
Neste enquadramento, procura-se manter uma articulação consistente entre os contributos produzidos pelos vários investigadores, os quais, embora prosseguindo idênticos objetivos, mantêm uma desejável liberdade de pontos de vista, o que possibilita uma diferenciação e abertura a perspetivas complementares ou alternativas, assim como uma participação com diferentes graus de envolvimento.
Desde o seu início, até final de 2014, a responsabilidade deste projeto foi assumida por um dos seus dois fundadores, Carlos Marques Simões. A partir de janeiro de 2015, considerando a evolução do processo e as necessidades organizativas decorrentes do atual contexto, a estrutura do GREI passará a integrar um Conselho de Orientação Estratégica, constituído por outros investigadores-titulares, o qual será coordenado por:

Helena Ralha-Simões
Professora Coordenadora aposentada da Universidade do Algarve
Investigadora do Centro de Investigação e Difusão Educacional (CIDInE)

Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA)
Pós-graduada em Psicologia Genética pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica)
Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade de Aveiro


Para além dos vários núcleos já existentes (Cadernos, OMNIA e Blog Notícias) encontram-se em vias de se constituírem outros núcleos, assim como um Conselho Consultivo que orientará as linhas gerais do projeto, os quais passarão a existir logo que estejam criadas as condições para o seu funcionamento. Nesta fase, a estrutura nuclear do GREI, integra vários investigadores-titulares, cuja lista se apresenta a seguir aos quais compete assegurar a eficaz funcionalidade do projeto, assim como viabilizar novas iniciativas.


Francisco Baptista Gil
Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve
Investigador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve (CIAC)

Diplomado em Artes Plásticas-Escultura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP)
Doutorado em Educação Artística/Artes Visuais pela Universidade de Sevilha (Espanha)


Carla Fonseca Tomás
Docente do Instituto Universitário Manuel Teixeira Gomes
Técnica de Psicologia e Orientação do Ministério da Educação

Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA)
Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade do Algarve
Doutoranda em Desenvolvimento Psicológico ao Longo do Ciclo Vital na Universidade de Extremadura (Espanha)


Carlos Marques Simões
Professor Coordenador aposentado da Universidade do Algarve
Investigador do Centro de Investigação e Difusão Educacional (CIDInE)

Licenciado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA)
Pós-graduado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica)
Doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de Aveiro


Ida Lemos
Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve

Licenciada em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra
Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade de Liverpool (Inglaterra)
Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Algarve


Rosanna Barros
Professora Adjunta da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve
Investigadora do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd)
Investigadora do Centro de Investigação em Espaço e Organizações da Universidade do Algarve (CIEO)

Licenciada em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra
Mestre em Sociologia do Desenvolvimento e da Transformação Social pela Universidade de Coimbra
Doutorada em Educação pela Universidade do Minho


Nora Almeida Cavaco
Professora Auxiliar do Instituto Universitário D. Afonso III (INUAF)

Licenciada em Educação de Infância pela Universidade do Algarve
Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade do Algarve
Doutorada em Educação Infantil e Familiar pela Universidade de Málaga (Espanha)


Maria Helena Martins
Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve

Diplomada em Educação Pré-Escolar pela Escola Normal de Educadores de Infância de Évora
Licenciada em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA)
Mestre em Educação Especial pela Universidade Técnica de Lisboa
Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Algarve

Nuno Murcho
Enfermeiro-chefe da Administração Regional de Saúde do Algarve
Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica pela Ordem dos Enfermeiros
Investigador do Centro Universitário de Investigação em Psicologia da Universidade do Algarve

Diplomado em Enfermagem Geral pela Escola de Enfermagem Artur Ravara
Diplomado em Abordagem Familiar e Sistémica pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar
Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior D. Afonso III (INUAF)
Pós-graduado em Toxicodependências pela Universidade de Huelva (Espanha)
Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade do Algarve
Doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade do Algarve


O GREI integra ainda investigadores-associados e outros colaboradores – apresentados na lista seguinte por ordem alfabética – cujo contributo é também de primordial importância para a consolidação das linhas-mestras deste projeto.


Ana Maria Albuquerque
Professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Coimbra

Licenciada em Química (ramo educacional) pela Universidade de Coimbra
Mestre em Química Orgânica pela Universidade de Coimbra
Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro


Ana Tomé
Fisioterapeuta do Centro Hospitalar do Algarve

Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
Pós-graduada em fisioterapia cardiorrespiratória pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa


António Duarte
Terapeuta Ocupacional Coordenador do Centro Hospitalar do Algarve
Professor Especialista convidado do Instituto Politécnico de Beja
Coordenador do curso de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde Jean Piaget (polo de Silves)

Bacharel em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão
Equiparado a licenciado pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
Mestre em Educação e Formação de Adultos pela Universidade do Algarve
Doutorando em Psicologia na Universidade do Algarve


Brigite Micaela Henriques
Docente do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes
Mediadora do Instituto Português de Mediação Familiar

Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)
Pós-graduada em Criminologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Mestre em Psicologia Criminal e do Comportamento Desviante pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Doutorada em Psicologia pela Universidade da Extremadura (Espanha)


Carolina Silva Sousa
Professora Coordenadora aposentada da Universidade do Algarve
Investigadora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
Colaboradora no Grupo de Investigación SUROESTE da Universidade de Sevilha (Espanha)
Coordenadora científica do programa de doutoramento em Educação da Universidade de Huelva (Espanha)

Licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto
Mestre em Ativação do Desenvolvimento Psicológico pela Universidade de Aveiro
Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho com estágio de doutoramento no Laboratório de Psicologia Diferencial da Universidade René Descartes (França)

Cláudia Luísa
Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve

Licenciada em Educação e Intervenção Comunitária pela Universidade do Algarve
Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Universitário D. Afonso III (INUAF)
Mestre em Saúde e Qualidade de Vida pela Universidade de Huelva (Espanha)
Doutorada em Saúde e Qualidade de Vida pela Universidade de Huelva (Espanha)


Helena Sousa
Educadora de Infância do Ministério da Educação
Coordenadora do Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas do Montenegro em Faro

Diplomada em Educação de Infância pela Escola do Magistério Primário de Faro
Diplomada em Sistemas Europeus em Educação de Infância pela Universidade do Algarve/Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha)
Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade do Algarve
Doutorada em Educação Psicopedagógica e Educação Especial pela Universidade da Extremadura (Espanha)


Maria de Lourdes Cró
Professora Coordenadora Principal aposentada do Instituto Politécnico de Coimbra (Equiparada a Professora Catedrática)
Investigadora do Centro de Investigação e Difusão Educacional (CIDInE)

Licenciada em Filosofia pela Universidade de Coimbra
Mestre em Ativação do Desenvolvimento Psicológico pela Universidade de Aveiro
Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade de Aveiro


Marília Dias
Professora do 1.º ciclo do ensino básico do Ministério da Educação
Coordenadora do Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Silves Sul

Licenciada em Ensino Básico (1º Ciclo) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Mestre em Supervisão pela Universidade do Algarve
Pós-Graduada em Administração Escolar pelo Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF)
Doutorada em Análise e Observação da Relação Educativa pela Universidade do Algarve


Mary Rangel
Professora Titular de Didática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)
Titular da área de Ensino-aprendizagem da Universidade Federal Fluminense (Brasil)

Coordenadora Pedagógica dos cursos de graduação da Unilasalle – Rio de Janeiro (Brasil)
Doutorada em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)
Pós-doutorada em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)


Rui Tomás
Jornalista no grupo Media Capital

Licenciado em Ciência Política pela Universidade Lusíada
Diplomado pelo Centro Protocolar de Formação Profissional de Jornalistas (CENJOR)


Rute Ralha-Simões
Rececionista de turismo no Hotel Mónaco em Faro

Licenciada em Turismo pela Universidade do Algarve
Mestranda em Gerontologia Social na Universidade do Algarve


Grupo de Estudos Interdisciplinares <grupo@grei.pt> Rua Vergílio Ferreira, n-º 11, 8005-546 FARO