CADERNOS
do GREI
A partir da importância da dimensão epistemológica na construção do conhecimento, salienta-se a relevância da abordagem construtivista-ecossistémica. A fim de elucidar esta problemática, focam-se os contextos educacionais, no sentido de fazer emergir um novo modelo que possibilite o consolidar da educação como ciência.
A teoria dos sistemas e as investigações interdisciplinares surgem pois, de facto, estreitamente ligadas. O seu interesse pela síntese dos conhecimentos poderia, na nossa época de preocupações materialistas, passar por um luxo supérfluo. A sua importância para o tratamento e compreensão dos sistemas complexos (…) é já susceptível de merecer maior atenção.
Pierre Delattre, in Teoria dos Sistemas e Epistemologia
Uma abordagem dos contextos educacionais.
Este texto procura acentuar o contributo da epistemologia no âmbito dos processos de construção do conhecimento, os quais, dada a sua natureza, poderão ser compreendidos de forma mais pertinente a partir de uma modalidade interpretativa que, segundo Rosnay (1975), deve ser designada como macroscópica.
Este enfoque procura abarcar os fenómenos na sua totalidade, em vez de tentar isolar e restringir as suas componentes; evita, assim, qualquer reducionismo baseado na pesquisa de causas simples e de variáveis isoladas, ao qual contrapõe uma outra abordagem: a do estudo dos sistemas, do seu funcionamento e das suas transformações.
Paralelamente, salienta-se a importância do construtivismo piagetiano – teoria normalmente associada à existência de um processo contínuo de desenvolvimento e de mudança – o qual põe a ênfase na participação dos fatores internos, sublinhando as particularidades do sistema que conhece, em detrimento dos aspetos objetivos do mundo externo observável.