CADERNOS
do GREI
Com o número quatro da OMNIA, que agora é publicado, atingimos uma fase importante de consolidação do nosso projeto.
Importante em vários aspetos, mas sobretudo porque neste número iniciámos a publicação de artigos em inglês e espanhol.
Esta abertura a contribuições oriundas de um espaço alargado de autores e investigadores permitirá, esperemos, ampliar o diálogo e a partilha de experiências e pontos de vista.
O crescimento que temos verificado das contribuições e a necessidade de desenvolver outros temas ao diálogo interdisciplinar permitirá, já para breve, a definição num maior espaço de tempo para as chamadas de trabalhos.
Por outro lado, só a partir duma sólida consolidação do projeto, haverá a possibilidade de equacionar outras formas de reforço dos objetivos a que nos propomos, como seja a integração em sistemas de maior alcance, para a melhoria da disseminação dos nossos contributos de forma acessível a toda a comunidade científica.
Será, portanto, este número quatro, um ponto de partida, tendo em vista uma futura agregação da OMNIA, revista interdisciplinar de ciências e artes, em sistemas reconhecidos pela comunidade científica.
Francisco Baptista Gil
Buildings or Crypts:
Where do our haunting memories reside?
Richard Raubolt
Identidade, consciência e resiliência:
Repensar possíveis cruzamentos conceptuais no contexto eco-sistémico profissional
Carlos Marques Simões
Afrontando la controversia en la investigación cualitativa:
Discusión sobre la naturaleza de elementos metodológicos desde la investigación en educación
M. Cinta Muñoz Catalán e Rute Monteiro
Animação socioeducativa e envelhecimento ativo:
Reflexões em torno da promoção da saúde e prevenção da doença
Rosanna Barros e Rute Ralha-Simões
A educação lifewide e a cidadania democrática:
Também na Portela da Missa têm direito à aprendizagem
Joaquim Pastagal do Arco
A figura dialética do Outro:
A arte como motor da evolução
Orquídea Borges
Mente sã em corpo são:
Representação mental do corpo saudável e doente na criança
Maria do Rosário Dias e Ana Cristina Neves
Expressões Faciais e disfonia:
Um estudo exploratório junto de mulheres disfónicas
Paula Correia e Maria do Rosário Dias
Esclerose múltipla e psicoterapia:
A hipnose clínica como ferramenta psicoterapêutica
Alexandra Freches Duque
Desporto escolar:
Enquadramento histórico, jurídico e político
João Marreiros e Marisa da Graça Claro