CADERNOS
do GREI
A revisão por pares é um dos processos importantes para garantir a qualidade de uma revista académica.
É umprocesso que requer de todas as partes envolvidas, autores, avaliadores e editores, empenhamento e rigor paraque tudo decorra com qualidade nos prazos estabelecidos.
Num processo de revisão duplamente cego, onde as identidades dos autores e revisores são mantidas em segredo,os artigos terão de ser submetidos num prazo alargado até à sua validação e publicação.
Neste prazo, há umaprimeira análise aos critérios formais definidos pela publicação e só posteriormente os artigos são enviados deforma anónima para revisão aos avaliadores especialistas na respetiva área científica.
Apesar de existirem algumas falhas no processo, parece ser consensual o seu emprego, tendo em vista garantir adevida integridade e consistência dos artigos.
Ser revisor é um ato de voluntarismo que permite a melhoria daqualidade dos artigos e da publicação.
A OMNIA, num percurso de melhoria contínua da sua qualidade, agradece a todos os que têm colaborado noprocesso, pois só assim será possível num futuro próximo, ser integrada em coleções de carácter científico eincluída em repositórios de âmbito internacional.
Francisco Baptista Gil
As aprendizagens da imigração:
A interculturalidade nas salas de aula: o caso francês
Celina Martins Santos
ERASMUS personalities, a touristic opportunity?
The participant of ERASMUS programme: a student or unusual tourist?
Anabela Monteiro, Linda Ungure and Marika Graczyk
Resiliência em ação:
RESCUR, Currículo Europeu para a resiliência
Celeste Simões, Paula Lebre e Anabela Caetano
Reflecting, restoring, renewing:
Illuminating visits with Jules (Renard) and David (Foster Wallace)
Richard Raubolt
Pierre Hadot versus Michel Foucault:
Qual o significado de nove divergências fundamentais?
Carlos da Luz
Comunicar sem significar:
(Veritatis simplex oratio est)
Francisco Capelo
Prevenção do cancro do colo do útero:
Capacitação de mulheres de uma comunidade de Luanda
Maria da Conceição Martins da Silva, Irma da Silva Brito, Bebiana Calisto Bernardo,
Eurica da Natividade Sinclética Graça Neves da Rocha, Ana Maria José Garcia João Pascoal
e Judith Arminda Venâncio Candeias
A qualidade do estágio prediz a satisfação:
Estudo com alunos do ensino secundário profissionalizante
Vítor Gamboa, Maria Paula Paixão, Ida Lemos e Olímpio Paixão
COLORADD:
Um desafio com outros óculos!
Catarina Rocha, Ana Jerónimo e Ana Maria Albuquerque
Exames de diagnóstico não-invasivos:
A ansiedade percepcionada pelo paciente
Ana Cristina Neves
Turismo Rural:
A região centro de Portugal na perspetiva dos promotores turísticos
Ana Romeiro Gomes e Ana Isabel Renda