AUTORES
do GREI
Maria Helena Martins
Professora Auxiliar na Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, onde exerce funções docentes e de investigação desde 1999. Foi subdiretora da Faculdade de 2011 a 2013 e Diretora da Licenciatura em Psicologia de 2009 a 2014. É atualmente Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Especiais da Universidade do Algarve. É formada em Educação Pré-Escolar pela Escola Normal de Educadores de Infância de Évora, tendo-se licenciado em 1991 em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa. Concluiu o Mestrado em Educação Especial na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa em 1996. Em 2006, doutorou-se em Psicologia da Educação pela Universidade do Algarve.
Os seus principais interesses integram temáticas como a Inclusão e Políticas Educativas, Inclusão e Ensino Superior, Avaliação e Intervenção em Educação Especial, Perturbações Neurodesenvolvimentais, Necessidades Educativas Específicas e Deficiências, a Avaliação e Intervenção Precoce, a Resiliência e Vulnerabilidade Desenvolvimental, Fatores de Risco e de Proteção no Desenvolvimento Humano, Saúde, Bem-estar e Psicologia Positiva, Velhice, Envelhecimento, Gerontologia e Resiliência, a Sexualidade e a Deficiência e outras Perturbações Neurodesenvolvimentais.
Para além da docência, tem orientado teses de Pós-Doutoramento, Doutoramento, Mestrado, Estágios na área da Psicologia, da Educação Especial e da Educação Pré-Escolar.
Tem publicado artigos científicos em diversas revistas nacionais e internacionais e capítulos de livros em Portugal e no Brasil.
Tem diversas comunicações e apresentações em Seminários, Congressos e Formações, em Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Brasil, México.
Outras publicações:
Martins, M. H. (2000).
Contributos para uma Análise Avaliativa da Intervenção Precoce – As representações dos Profissionais. In F., Ramos Leitão (org.).
A Intervenção Precoce e a Criança com Síndrome de Down – Estudos sobre Interação. pp. 177- 202, Coleção Educação Especial, Lisboa: Porto Editora.
Martins, M. H. (2000).
Apoios Educativos e práticas pedagógicas. In S. Neves de Jesus & M. Helena Martins (org.).
Escola Inclusiva e Apoios Educativos, Cadernos do CRIAP, pp. 11- 26. Lisboa: Asa Editores.
Martins, M. H., Almeida, A. S., Jesus, S. N. (2012).
Da Educação Especial à Escola Inclusiva. In C. Dieter Stobaus & J. José (org.).
Educação Especial -– Em direção à Educação Inclusiva., pp. 11- 26. Lisboa: Asa Editores
Martins, M. H. (2018).
Envelhecer com Resiliência w Sabedoria – Podem os ganhos compensar as perdas nesta etapa da vida?.
In H. Ralha-Simões (Org.) Resiliência: novos olhares face aos desafios do nosso tempo.
Lisboa: Edições ex-Libris (Chancela Sítio do Livro).
Martins, M. H. (2020).
A Vinculação: porto seguro para o desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco desenvolvimental.
In C. Luísa e Maria Leonor Borges (Coord.). Construindo a Educação Inclusiva: Teoria e Prática., pp 155-170.
Lisboa: Edições Papa-Letras.