AUTORES

do GREI

Maria Helena Martins

Maria Helena Martins

Professora Auxiliar na Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, onde exerce funções docentes e de investigação desde 1999. Foi subdiretora da Faculdade de 2011 a 2013 e Diretora da Licenciatura em Psicologia de 2009 a 2014. É atualmente Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Especiais da Universidade do Algarve. É formada em Educação Pré-Escolar pela Escola Normal de Educadores de Infância de Évora, tendo-se licenciado em 1991 em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa. Concluiu o Mestrado em Educação Especial na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa em 1996. Em 2006, doutorou-se em Psicologia da Educação pela Universidade do Algarve.

Os seus principais interesses integram temáticas como a Inclusão e Políticas Educativas, Inclusão e Ensino Superior, Avaliação e Intervenção em Educação Especial, Perturbações Neurodesenvolvimentais, Necessidades Educativas Específicas e Deficiências, a Avaliação e Intervenção Precoce, a Resiliência e Vulnerabilidade Desenvolvimental, Fatores de Risco e de Proteção no Desenvolvimento Humano, Saúde, Bem-estar e Psicologia Positiva, Velhice, Envelhecimento, Gerontologia e Resiliência, a Sexualidade e a Deficiência e outras Perturbações Neurodesenvolvimentais.

Para além da docência, tem orientado teses de Pós-Doutoramento, Doutoramento, Mestrado, Estágios na área da Psicologia, da Educação Especial e da Educação Pré-Escolar.

Tem publicado artigos científicos em diversas revistas nacionais e internacionais e capítulos de livros em Portugal e no Brasil.

Tem diversas comunicações e apresentações em Seminários, Congressos e Formações, em Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Brasil, México.

 

Outras publicações:

Intervencao Precoce e a Crianca com Sindroma Down

Martins, M. H. (2000). 

Contributos para uma Análise Avaliativa da Intervenção Precoce – As representações dos Profissionais. In F., Ramos Leitão (org.).

A Intervenção Precoce e a Criança com Síndrome de Down – Estudos sobre Interação. pp. 177- 202, Coleção Educação Especial, Lisboa: Porto Editora.

Escola Inclusiva e Apoios Educativos

Martins, M. H. (2000). 

Apoios Educativos e práticas pedagógicas. In S. Neves de Jesus & M. Helena Martins (org.).

Escola Inclusiva e Apoios Educativos, Cadernos do CRIAP, pp. 11- 26. Lisboa: Asa Editores.

 

Educação- Especial Em direção à Educação Inclusiva

Martins, M. H., Almeida, A. S., Jesus, S. N. (2012). 

Da Educação Especial à Escola Inclusiva. In C. Dieter Stobaus & J. José (org.).

Educação Especial -– Em direção à Educação Inclusiva., pp. 11- 26. Lisboa: Asa Editores

 

Resiliência: novos olhares face aos desafios do nosso tempo.

Martins, M. H. (2018).

Envelhecer com Resiliência w Sabedoria – Podem os ganhos compensar as perdas nesta etapa da vida?.

In H. Ralha-Simões (Org.) Resiliência: novos olhares face aos desafios do nosso tempo.

Lisboa: Edições ex-Libris (Chancela Sítio do Livro).

Construindo a Educação Inclusiva

Martins, M. H. (2020).

A Vinculação: porto seguro para o desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco desenvolvimental.

In C. Luísa e Maria Leonor Borges (Coord.).  Construindo a Educação Inclusiva: Teoria e Prática., pp 155-170.

Lisboa: Edições Papa-Letras.