Professor Coordenador Aposentado da Universidade do Algarve, onde exerceu funções docentes e de investigação desde 1990. Lecionou na Universidade de Évora e na Universidade de Lisboa e foi Professor Convidado na Universidade de Montréal (Canadá).
Na Universidade de Aveiro, integrou a Unidade de Investigação & Desenvolvimento da JNICT sobre “Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação”.
É licenciado em Psicologia Clínica pelo ISPA: Instituto Superior de Psicologia Aplicada, pós-graduado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica) e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de Aveiro. Tem a sua biografia incluída no volume de 2011 de “Who is Who in the World”.
Foi Diretor-Executivo e Presidente do Conselho de Fundadores do Instituto Giordano Bruno: Centro Interdisciplinar de Ciências e Artes. É cofundador do CIDInE: Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional.
Foi um dos fundadores do GREI: Grupo de Estudos Interdisciplinares e é o atual Coordenador deste projeto interdisciplinar. Coordenou também a coleção Cadernos do GREI na qual foram publicados 33 volumes. É o atual Diretor da publicação periódica do GREI, a OMNIA: Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes.
É autor e/ou coautor de diversas publicações, nomeadamente de livros, capítulos de livros e artigos científicos, de entre as quais destaca os seguintes: Desenvolvimento do professor e construção do conhecimento pedagógico (Universidade de Aveiro – Fundação João Jacinto de Magalhães, 1996), Contextos de desenvolvimento e teorias psicológicas (Porto Editora, 1999), Giordano Bruno: O filósofo errante (Sítio do Livro – Vírgula, 2011) e Triangular Conceitos: Maturidade, desenvolvimento, competência (Sítio do Livro – ExLibris, 2015).
Outras Publicações:
• Syllabus nº1 – [Conceito de SI] 2021
• Poder, Populismo e Paranoia: NOM ou a Vã Glória de Mandar [Revista OMNIA Nº9.2] 2019
• Autismo, Identidade e Inclusão: Perspectivar a Criança Autística no Contexto de Uma Escola Inclusiva [Revista OMNIA Nº7] 2017
• Identidade, Consciência e Resiliência: Repensar Possíveis Cruzamentos Conceptuais no Contexto Eco-sistémico Profissional [Revista OMNIA Nº4] 2016
Conhecimento Pedagógico e Desenvolvimento Humano
De Carlos Marques Simões
Este capítulo foi publicado em 1999 pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação no livro “Caminhos para a investigação em educação matemática em Portugal”, organizado por Manuel Vara Pires, Carlos Mesquita Morais, João Pedro da Ponte, Maria Helena Fernandes, Ana Maria Leitão e Maria de Lurdes Serrazina (pp.99-109).
Dimensão do Desenvolvimento Pessoal e Social na Formação Contínua de Professores – de José Tavares, Óscar Gonçalves, José Ferreira-Alves, Ramiro Marques, Rui Santiago e Carlos Marques Simões – é um capítulo (pp.79-112) do livro “Formação contínua de professores: Realidades e perpectivas”. Esta obra, elaborada no âmbito do I Congresso Nacional de Formação Contínua de Professores, foi publicada em 1991 pela Universidade de Aveiro (Secção Autónoma de Ciências Fundamentais de Educação/ Secção Autónoma de Didáctica e Tecnologia Educativa/Centro Integrado de Formação de Professores).
A Educação Axiológica no Contexto da Formação de Professores – de Alexandra Magnólia Bandeira, José Alberto Gonçalves e Carlos Marques Simões – é um capítulo (pp.419-425) do livro “A Escola Cultural e os valores”.
Esta obra, organizada pelo Prof. Doutor Manuel Ferreira Patrício, foi publicada em 1997 pela Porto Editora.
O Desenvolvimento do Professor e a Construção do Conhecimento Pedagógico – de Carlos Marques Simões – publicado em 1996, foi elaborado com base na sua tese de doutoramento, subordinada ao mesmo tema, a qual tinha sido apresentada na Universidade de Aveiro dois anos antes.
Esta obra foi publicada pela Universidade de Aveiro – Fundação João Jacinto de Magalhães – no âmbito da Unidade de Investigação & Desenvolvimento da JNICT sobre “Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação”, a qual o autor integrou desde a sua constituição.
Prefácio do Prof. Doutor José Tavares.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |